sábado, 26 de novembro de 2011

Robotico !


Ultimamente eu to deixando aa coisas rolarem. To seguindo o fluxo da vida naturalmente, cumprindo as regras socias e as vezes nem consigo pensar, muito menos duvidar de alguma coisa. Será que isso é bom? Foda-se ... Acho que o piloto automatico erra menos.

Equilibrio da vida

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MOMENTO DA CAPTURA DE KADAFI


    Eu como militar imagino a felicidade do soldado que gravou esse vídeo, ele fica eufórico, grita e até arranca a "botina" de KADAFI pra levar como souvinir. Deve ser muito foda participar da caça e captura do seu ex ditador, ainda mais sendo um filha da puta que ficou no poder por mais de 40 anos. Imagina isso aqui ... o povo entrando em Brasília e arrebentando a porra toda no congresso, enforcando os corruptos, mensaleiros e fichas sujas. Não ia sobrar ninguém mais pelo menos ia acabar de uma vez por todas com a sacagem de falsa "democracia" que a gente vive. Ah mas deixa prá lá ... nós brasileiros podemos comprar uma tv grande em milhões de prestações e ver a novela e o futebol, e ainda ver o faustão domingo !  e assim tá bom ... um dia isso vai melhorar ,  somos o pais do futuro !!!

       Assista ao video gravado por um rebelde no momento da captura.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MÚSICA & HISTÓRIA #1


      Existem várias formas de viajar "de cara", uma delas é com a Arte. Com ela podemos adentrar no universo de um determinado assunto, estimulando muito a imaginação. Tenho como exemplo os livros de realismo, que buscam uma linguagem clara e trazem uma grande riqueza de detalhes, obrigando o leitor a configurar personagens e situações em suas cabeças. Diferente da televisão que já traz a cena "mastigada", com figurinos e cenários prontos e o telespectador passa a ser passivo e apenas vegeta em frente a TV.
     Com esse pensamento, resolvi escrever sobre a música Xica da Silva de Jorge Ben Jor,  que além da narrativa histórica e uma harmonia gostosa, agrega "milhões" de detalhes da época e da personalidade da escrava, coisa que não se vê todo dia. Nessa letra, Jorge conseguiu descrever perfeitamente uma das personagens mais populares na história do Brasil, dando possibilidade ao ouvinte de navegar pelo século XVIII e conhecer uma mulata/escrava totalmente excêntrica em que a vida parecia um conto de fadas tupiniquim.
   

Francisca da Silva de Oliveira, ou simplesmente Chica da Silva (1732-1796), nascida no Arraial do Tijuco, atual Diamantina MG, mulata formosa e prendada esteticamente, era filha do português António Caetano de Sá e da escrava Maria da Costa. Foi escrava de um sargento-mor, do qual teve um filho depois foi propriedade do Padre Rolim, Inconfidente Mineiro, até ser alforriada por este, a pedido do novo Contratador de Diamantes, João Fernandes de Oliveira com o qual passou a viver sem  nunca terem se casado oficialmente.O casal teve 13 filhos e todos registrados com o nome do pai , algo raro para época. Os amantes separaram-se em 1770 após 15 anos, quando João Fernandes necessitou retornar a Portugal para receber os bens deixados pelo pai. Apesar de ser uma concubina, Chica da Silva alcançou prestígio na sociedade local e usufruiu das regalias privativas das senhoras brancas. Faleceu em 1796, foi sepultada dentro da igreja de São Francisco de Assis pertencente a mais importante irmandade local, um privilégio quase que exclusivo dos brancos ricos. 
                                                                                          Leo Manza
     
           XICA DA SILVA - JORGE BEN JOR (1976)



domingo, 25 de setembro de 2011

RIVALDO , O INJUSTIÇADO !



        É muito comum homenagens post-mortem a pessoas que se destacaram na sociedade, por outro lado é difícil valorizar quem ainda está vivo. Acredito que se Cazuza estivesse vivo estaria "esquecido" como Ney Matogrosso, e se o avião dos Mamonas Assassinas não tivesse caído estariam sumidos como os Raimundos.
        Pensando nisso resolvi nadar contra a maré e falar de um dos melhores meias que o Brasil já teve e tem:  Rivaldo Vítor Borba Ferreira, isso mesmo, o RIVALDO! Um dos jogadores Brasileiros mais injustiçados. Ele que foi Campeão em vários clubes gigantes e Penta Campeão Mundial pela Seleção, e mesmo assim nunca foi o queridinho da mídia, credito isso a falta de habilidade com o microfone e a seu perfil como jogador, que muitos acham feio.
        Relativo a isso, lembrei de um amigo de infância que tive, o Daniel. Até hj meu irmão fala que ele era o melhor que havia visto jogar. Com estatura alta e magro, diferente dos padrões de um meia-atacante, um pouco sarará e com as pernas tortas, que estranhamente o ajudavam no domínio da bola, jogava bem em qualquer lugar, da grama ao barro, e esculachava. Era estilo Rivaldo, com uma categoria diferenciada que só temos em terra dourada. O biótipo sarará do Daniel era a mistura de raças que ele conseguia expressar em campo. Ele juntava a força do negro com a leveza do branco e o resultado era um futebol rápido e eficiente e acima de tudo com qualidade.
Acredito que os que não gostem do jeito do Rivaldo, são os que acham que um meia-atacante tem que ser baixinho e veloz como os argentinos, vangloriam o Messi e esquecem que somos um país-continente totalmente miscigenado e temos a sorte de ter jogadores de todos os estilos, inclusive um magro da perna torta que se curva quando chuta, que tem melasmas no rosto, consequência da exposição solar, possivelmente por jogar muita bola na rua, tipicamente brasileiro, diferente dos "boleiros" metrossexuais da Europa. E comigo não tem essa "da grama do vizinho ser mais verde”, sei valorizar o que temos, eu to falando de .... RIVALDO !!!
                                          Leo Manza

                                                                
                               UM "POUCO" DE SUA HISTÓRIA:
Campeão Paulista e Brasileiro pelo Palmeiras (sendo vice -artilheiro do campeonato), depois partiu pro La Coruña para substituir Bebeto, deixando o time em 3° lugar no campeonato, de lá foi pro Barcelona pra substituir nada menos do que Ronaldo (Fenômeno), sendo Campeão Espanhol em 98 e 99, Copa do Rei, Supercopa Europeia e entrando para a lista dos maiores jogadores da história da equipe. Ganhou títulos pelo Milan, como a Liga dos Campeões, Copa Itália e Supercopa. E não podemos esquecer da Seleção Brasileira pela qual ele ganhou a Copa das confederações 97, Copa América de 99 (2 gols dele na final contra o Uruguai) e liderou o BRASIL no Famoso PENTA, Chegou às semifinais tendo marcado em todas as partidas e foi fundamental nos 2 gols de Ronaldo na final contra a Alemanha. Além de ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 99 pela FIFA.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Carioca!




Peixe cascudo
A palavra Carioca tem duas versões, a primeira diz que é oriunda do Tupi akari (cascudo) + oka (casa), "casa de cascudo". No século XVI, os índios Tamoios que dominavam a Baía de Guanabara apelidaram os portugueses de akari (cascudos) devido ao fato de as armaduras dos portugueses se assemelharem às típicas placas que revestem esse peixe. Com a segunda expedição portuguesa à baía de Guanabara, em 1503, foi construída na atual Praia do Flamengo, uma casa de pedra que os índios tamoios chamaram de akari oka, "casa de cascudo".

O rio que corria próximo a essa casa passou a ser chamado de rio da Carioca ou, simplesmente, rio carioca.
     
Rio Carioca
  A segunda teoria, a que acho mais "vero" é que vem do tupi kari’oka que veio da junção de kara’iwa (caraíba ou homem branco) e oka (casa), portanto, era a de “casa de branco” feita de pedra e cal que os índios até então não conheciam. As primeiras casas que foram chamadas de carioca foram construídas na praia do Flamengo em 1503 ao lado da foz de um rio de água límpidas, chamado Tijuca.
Na época, era uma das únicas fontes de água doce da cidade, pela qual lutaram portugueses, franceses e índios. Um tempo depois, o rio ficou conhecido como Carioca. As águas do rio tiveram um papel muito importante para o progresso da cidade. Devido a essa importância, com o tempo, o nome passou a ser dado aos nascidos na cidade. No início do século 19, o termo tinha um sentido ruim e disputava com “fluminense” o adjetivo que denominaria os moradores do Rio de Janeiro. Carioca acabou se popularizando e hoje diferenciamos o habitantes da cidade do Rio de Janeiro, os cariocas, dos habitantes do estado do Rio de Janeiro, chamados fluminenses.
                                                                           Leo Manza



terça-feira, 16 de agosto de 2011

A UNICEF...

       
                     Hoje recebi um Correio eletrônico que falava em não colaborar com o projeto Criança Esperança , e um dos motivos era o nível de impostos cobrados no Brasil ! Achei errado essa corrente negativa, logo eu que sempre achei complicado ajudar os necessitados, isso pq já vi muito 171 nas ruas e descobri que a maioria é o próprio culpado do seu "insucesso".Mas tbm acho ignorância virar escravos das ideias, pois somos frutos do meio e esse meio nos ensina a cada dia uma coisa diferente.

    Como já dizia Fernando Pessoa: "Não tenha opiniões firmes nem creia demasiadamente no valor de tuas opiniões", misturando esse ditado com minha experiência de seis meses no Haiti, vi que há no mundo pessoas realmente necessitando de ajuda e outras que querem muito ajudar. Fiquei feliz em saber que elas são unidas e organizadas e prestam um bom serviço aos verdadeiros miseráveis lá.

    Sou testemunha ocular de ajudas humanitárias em campos de desabrigados em Porto Príncipe, dentre varias ONG´s posso destacar uma que ta presente nas entranhas da miséria Haitiana, nos locais onde só os militares entram, fiquei surpreso em conhecer o trabalho da UNICEF.

    A UNICEF coordena uma rede de distribuição de água, monta banheiros comunitários e organiza os moradores em funções. Um trabalho que é feito aqui no Brasil tbm mas em um nível diferente, na parte de inclusão social, da educação,etc. Discordo com o Email e acredito que nem todos tem disposição nem dom pra trabalhar com isso, mas podemos ajudar com que está ao nosso alcance , doando uns trocados pelo telefone. As pessoas dão tanto dinheiro nas igrejas e não vejo retorno pra sociedade, vejo só templos de mármores cada vez maiores sendo inaugurados todos os dias !



     Campo de desabrigados Jean Marie Vincent, Porto Príncipe - Haiti. 2010

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma "transação" perfeita !



          O que é bom pra mim é bom pra vc ! Será ? No sexo nem sempre é assim e algumas coisas que os homens gostam e tem prazer nem sempre é agradável para algumas mulheres e vice-versa. Analisando isso percebi que a "relação" é tipo uma negociação, um quer uma coisa diferente do outro mas no final sempre chegam a um acordo, msm que seja na marra ou desenrolo.Geralmente os dois saem ganhando, e é isso que transforma a transa em um processo "cede e ganha" contínuo e flexível que chega a altos níveis , alias vendo os sinônimos da palavra Transa ( entendimento, acordo, pacto)  se observa que a palavra significa algo como um contrato fechado por ambos , que se entendem e se doam e prol do "bem dele msm  comum".  E o desfecho desse negocio vai depender muito do  poder de convencimento e das habilidades em "transações" que os sedentos  envolvidos tenham no momento da  foda   transação.

Veja o video , que facilitaria muito a vida das mulheres !

sábado, 23 de julho de 2011

Safári Urbano !




     In this here concrete jungle, a gente vê cada coisa! Pra um Brasileiro já é difícil o choque cultural que se leva ao desembarcar em Porto Príncipe  capital do Haiti. Imagine para um cidadão de "Primeiro mundo".Eles ficam maluquinhos vendo a verdade nua e crua da miséria esses da foto estavam vendo a selva de pedra e seus nativos de cima de um caminhão (estilo Mad Max) como se esses fossem come-los vivos, tipo uma tribo canibal.Outros eu já vi em Land Rover com grades em todas as janelas.Mas deixa pra lá... eles só estão seguindo a cartilha de turismo da embaixada!

Obs: Foto do arquivo pessoal. Jan-2011

domingo, 29 de maio de 2011

Farol de Colombo -Santo Domingo

 

                Faro a Colón é um monumento muito interessante, criado para comemoração dos 500 anos de descobrimento e em homenagem a Cristóvão Colombo que abriga exposição de vários países da américa. Fica em Santo Domingo, Capital e maior cidade da Republica Dominicana. Lá é o mais antigo assentamento europeu de ocupação da América e foi a primeira sede do governo colonial Espanhol na América
    
    O historiador Antônio Delmonte, em seu livro "História de Santo Domingo", publicado em 1852, expressa a idéia de levantar um monumento em honra a Cristóvão Colombo em Santo Domingo. Em 1914, o americano William Ellis Pulliam começou a vender a ideia de construir um farol monumental na primeira cidade do Novo Mundo para a imprensa americana. A ideia torna-se universalmente aceita, durante a celebração da 5° Conferência Internacional no Chile em 1923, quando se decretou que este monumento deveria ser construído em cooperação entre todos os governos e povos da América.
       O monumento foi inaugurado em 1992. Foi financiado pelos Estados latino-americanos e o custo total da construção foi de aproximadamente US $ 70 milhões. As características do monumento no estilo de um farol, projetando feixes de luz, formando uma cruz, são tão poderosos que podem ser vistos da "vizinha" Puerto Rico.

        O interessante é que alem de ser um museu com um pouco de cada pais  vc pode observar um "mausoléu" de Cristóvão Colombo (muitos dizem que seus restos mortais estão em Sevilha na Espanha),muito bonito e colossal. Vale a pena viajar pelo tempo andando pelas salas de mármore e percebendo o passado em comum com nossos vizinhos. O mais curioso é ver como somos parecidos, desde as ferramentas ate os indios. O que nos difere ainda hj, acredito, que seja somente a língua .

Link do livro digitalizado pelo google "HISTORIA DE SANTO DOMINGO" . 
    

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Vencedor ...

...Eu que já não sou assim
Muito de ganhar
Junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz.

sábado, 7 de maio de 2011

Formosa-MG

           Alvorada no acampamento em formosa, 10 dias de frio pra caralho !

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Supera-te e vencerás ...




"O Máximo que já conseguiu até hoje, não é o seu Máximo"

      Esse era um lema que a gente teve que levar a serio quanto começamos a andar e cumprir missões na areia da marambaia em 2004 , no final do curso de Operações Especiais . Lá percebi o valor do meu "EU", vi como foi importante minha autoconfiança em acreditar que dava ,inclusive nos momentos em que o corpo não queria e a cabeça segurava a onda.


2004/I Turno Do JACK
Ilha Da Marambaia - RJ


              

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Com Açúcar, Com Afeto


Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa, qual o quê!
Com seu terno mais bonito, você sai, não acredito
Quando diz que não se atrasa
Você diz que é um operário, sai em busca do salário
Pra poder me sustentar, qual o quê!
No caminho da oficina, há um bar em cada esquina
Pra você comemorar, sei lá o quê!
Sei que alguém vai sentar junto, você vai puxar assunto
Discutindo futebol
E ficar olhando as saias de quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol
Vem a noite e mais um copo, sei que alegre ma non troppo
Você vai querer cantar
Na caixinha um novo amigo vai bater um samba antigo
Pra você rememorar
Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança
Pra chorar o meu perdão, qual o quê!
Diz pra eu não ficar sentida, diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração
E ao lhe ver assim cansado, maltrapilho e maltratado
Como vou me aborrecer? Qual o quê!
Logo vou esquentar seu prato, dou um beijo em seu retrato
E abro os meus braços pra você.
       Obs:  Musica que Chico Buarque fez especialmente para Nara , a pedido .                       


Nara Leão , 1942-89. Meiga e forte , amiga de todos. Ela estava sempre em busca de novas ideias para seus espetáculos, parceiros para compor canções e, com isso, acabou encontrando e ajudando a lançar nomes como Chico Buarque, Maria Bethânia, Fagner e Pixinguinha . Um detalhe é que a Bossa Nova nasceu em reuniões no apartamento dos pais da cantora, em Copacabana, das quais participavam
renomados compositores da época .






quinta-feira, 24 de março de 2011

Ayrton Senna...Um Mito !

     
  Não tenho muito o que falar , acho que as imagens abaixo podem demonstrar melhor quem foi e o que fez Ayrton Senna .Vale a pena ver esse programa da "top gear tv show" da BBC inglesa , o melhor programa automotivo que existe .
 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Os 7 Conselhos de Fernando Pessoa


1 - Não tenha opiniões firmes nem creia demasiadamente no valor de tuas opiniões;
2 - Sê tolerante porque não tens certeza de nada;

3 - Não julgues ninguém, porque não vês os motivos e sim os atos;

4 - Espera o melhor e prepara-te para o pior;

5 - Não mates nem estragues porque não sabes o que é a vida, exceto que é um mistério;

6 - Não queiras reformar nada, porque não sabes a que leis as coisas obedecem;

7 - Faz por agir como os outros e pensar diferentemente deles.



Poeta português,Sua obra é mega intelectualizada. Suas primeiras poesias somente foram publicadas em 1915 na revista "Orfeu". Muitas delas ficaram durante sua vida inéditas pois, em vida, seu talento era apenas reconhecido pelos círculos limitados da boêmia literária de Lisboa.Ele é reconhecido como o maior poeta português desde Camões.

terça-feira, 15 de março de 2011

o mundo mais de perto: Ultimo cigarro !

      Esse foi o ultimo que fumei , fumei com vontade , com trago forte , degustando ele e  espero que essa madrugada em salvador tenha sido o ponto final desse filme nicotina . vamos ver !

O Mundo é Um Moinho... Cartola


Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora da partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção querida
Embora saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.
Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés
                                    Cartola


sábado, 12 de março de 2011

Pode Ser Que Amanhã Amanheça Chovendo- Totonho

      Escutei muito esse disco quando criança , mas depois sem saber como ,ele sumiu lá de casa. Depois de muito tempo, já esses dias conversando com meu irmão Diego a gente tocou nesse assunto e ele até lembrou de algumas musicas e reparei que eram muito boas, eram poesias cantadas e mereciam ser escutadas de novo , só que foi foda pra achar , Pq ele era mais compositor do que interprete , mas um colecionador mineiro decidiu postar o disco DIA DIA em Mp3 , acho que o único de Totonho , uma raridade do samba que ta no site "Musica que vem de Minas".

sábado, 5 de março de 2011

Fase Light ...

  
      Fase light de manhas bonitas, bolas e musicas ,passeios e pula-pula ,sorrisos sinceros em meio aos brinquedos , assim vou levando meus dias de ferias tentando resgatar o tempo ausente , compensar os dias que tive longe sei que não dá , porem me auto injetar na minha família de uma vez alem de ser bom , pode me ajudar e me preparar pra voltar pra rotina pica que vou ter pela frente esse ano , rotina de madrugada , transito e jogos mundiais militares. Mas por enquanto deixa eu ser um pai parceiro e maneiro , que é o melhor que posso nesse momento.

O mundo mais de perto: Café Da Manha

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

é pouco para o que eu quero.


Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.

Álvaro de Campos

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O mundo mais de perto: Toshibão

   Saudades do Toshibão . Essa foto é de uma das "entranhas" dele , por onde entrou e saiu muita musica , foto e filme de sacanagem !

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cabelos Cacheados .

     Por que mulher viaja em cabelo liso? quem determinou que cabelo liso é o padrão de beleza? por que a moda ou quem de direito não valoriza o belo cacheado das nossas morenas? Essas perguntas me intrigam e ainda não vejo motivo para alisar sempre, não que seja feio, mas tem muita mulher que passa mal se não usar chapinha. Historicamente o cabelo era símbolo de sedução e força e é isso que elas buscam, ele tem a função de emoldurar o rosto e tbm de permitir que o sujeito afirme suas raízes, seu sexo, transmitir seu credo e até msm opor-se às convenções sócias pelo seu penteado.
     Eu acho o cacheado natural, solto e rebelde e acredito que as mulheres que usam esse "estilo" tem personalidade, quebram o paradigma e isso as fazem diferente, fogem à regra e aparentam ficar mais à vontade, usam cabelos que combinam com seus rostos independente da moda. Logico que os lisos naturais são lindos e quem usa deve ter orgulho, não recrimino quem de vez em quando utiliza o liso para mudar o visual ou expressar uma fase da vida através do cabelo, mas se desvincular do "penteado natural" com produtos pesados e nunca mais usá-lo é como ter um pavão e pintar suas penas de outra cor, perdendo a originalidade.
    Esses dias estava vendo o Dvd da Vanessa Da Mata pela trigésima terceira vez e ouvindo "Joãozinho”, música em que ela fala sobre quem corta o cabelo baixinho com vergonha deles. Me deu uma vontade de escrever sobre isso , tendo lembranças de cacheados lindos que já vi , me veio a sensação de que não vou ver mais andando por ai uns belos cacheados das morenas de Brasília , os longos cacheados loiros da Viviane (minha prima) e os lindos "tonhoinhoins" da Jack quando chegou em Natal , não quero que as adolescentes imitem as negras do hip hop americano com aqueles cabelos mega lisos , quero que sigam seu próprio estilo e façam de sua geração uma nova era em que o visual venha de dentro , da raiz , e não de fora , da mídia , da moda , sei lá !
         obs: video da musica "Jõaozinho" - Vanessa Da Mata .
                             

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pelé . . . The King ! Sem duvida




     Quando eu era mlk acreditava que não existiam jogadores melhores dos que eu via, como Romario que foi 7 vzs artilheiro do carioca e era um génio dentro da área , Edmundo jogador que me deu mais alegrias de todos sendo o carrasco do urubu , Marcelinho carioca colocando a bola onde queria , Ronaldo maior artilheiro de todas as copas e muitos outros que fizeram miséria no futebol e eu tive o prazer de vê-los sendo campeões de tudo e fora o show que o Brasil dava com seu futebol moleque , esperto e habilidoso com passes rápidos e precisos. Mas esse meu olhar era um pouco limitado e preconceituoso pois eu não entendia como os antigos falavam que garrincha era foda , que a seleçao de zico era a melhor que a gente já teve msm não sendo campeões e que Pelé era o melhor do mundo , melhor ... era o maior ATLETA do século ! isso msm , não só do futebol mas de todos os esportes e isso não entrava na minha cabeça pq achava ele desajeitado , sem habilidade com aquela bola estranha e meio trombador , tbm achava os zagueiros e goleiros muito lerdos. Mas com o tempo fui entendendo mais de futebol , lendo muito , abrindo minha mente e conversando com os mais velhos ,assim comecei um processo de comparaçao em todos os sentidos: habilidade , passes , cobrança de faltas , cabeçadas , jogadas coletivas , etc . mas teve um que pesou muito ... o quesito inteligencia ! esse o pelé foi o mais foda de todos , ele pensava em jogadas em fraçoes de segundos e agia conforme o adversário , vendo os milhões de vídeos que tenho dele parece que o zagueiro anda em camera lenta . o único jogador tri campeão do mundo 1958-1962-1970 ,Maior ganhador de Campeonatos Brasileiros como Jogador - 6 conquistas 1961-1962-1963-1964-1965-1968 , maior artilheiro da história da Seleção Brasileira: 77 gols (oficiais) e 95 gols (no total) e maior artilheiro do futebol profissional: 1283 gols. Esses dados são um detalhe em comparação ao seu futebol lindo que se aprende a gostar aos poucos , um futebol que nos olhos de um locutor surgiu a expressão "GOL DE PLACA" , depois de arrastar tudo do meio campo ...entrou na area tirando o goleiro de tempo e fazendo um golaço em pleno Maracana, o locutor disse que o gol merecia um placa pra ficar registrado pra eternidade , dai fez-se realmente um placa em bronze e até hj se usa esse termo pros gols com arte e beleza , gols que o rei fez em toda sua carreira ! Obrigado por nao ser mais um craque qualquer , por ser brasileiro , por ser tao diferente dos atacantes de sua epoca e obrigado por ser muito melhor que o MARADONA !!!


 obs: vale a pena ver o video com gols e lances abaixo.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rotina sem pausa (sem ponto nem nada)

madruga me chama um vazio na cama casulo sem medo no frio aconchego depois de cansado o mundo é mais lento atraso sem pressa amanheço na mesma a farda me pesa navego por dentro a deriva me deixo o tempo esqueço tem corpo e pedras tumulto com asfalto debaixo de lua os olhos me enxergam entre o sangue e sorriso o mundo da rua que dribla sem bola saudade tranquila da pele macia com cheiro bem frágil queria escada janela e asa me leva a tarde sofá e ar conde a toa inverte o mormaço me rouba o tempo inimigo abrigo me falta abraço apertado amiga amante quem sabe algum dia devolva o tudo espelho em branco o banho me tira esperança e leva pra cama o sono ausente o corpo dormente a mente sem causa amanhece outro dia na mesma rotina sem pausa...

obs: foto Delmas 3 , Port-au-Prince

domingo, 23 de janeiro de 2011

Perguntas sem respostas ...

           A muito tempo quando ainda sonhava, eu procurava respostas para tudo na minha vida. Não descansava e estava sempre curioso com o que acontecia ao meu redor. Acredito que isso ajudou a formar a estrutura das minhas convicções e dar enredo para minhas "viajes". 
          Mas aos poucos e sem perceber fui perdendo esse interesse juvenil pelas questões que a vida me trazia e hj me analisando percebi que estou cheio de perguntas sem respostas... como por exemplo pq as pessoas mentem ? pq meu filho é destro de mão e canhoto de pé? pq o Vasco joga bem e não ganha mais? pq ainda gosto de legião urbana? como o Haiti consegue ser assim? pq gozar beijando e mais gostoso? pq não legalizam logo? pq eu bocejo quando vejo alguém bocejar? e inclusive essa questão de não procurar mais as respostas e uma tbm. Religião ... putz! nem me preocupo mais, no passado cansei de buscar respostas e hj é um assunto que não me intriga mais.
         A verdade e que se a gente parar pra entender a letra da música, deixamos de curtir a melodia e perdemos a oportunidade de deixar fluir um belo som ... Metamorfose, essa e a ideia!

Ser Militar ...

Senhor, existem umas casas onde alguns homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais.
De manhã, a um toque de corneta se levantam para obedecer.
De noite, a outro toque de corneta se deitam, obedecendo.
Da vontade fizeram renuncia.
Seu nome é Sacrifício.
Por ofício desprezam a morte e o sofrimento físico.
A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de celebrar.
Os cineastas não se cansam de retratar.
Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si.
Nós os conhecemos por militares

Corações mesquinhos lançam-lhes em rosto o pão que comem; como se os cobres pudessem pagar a Liberdade e a Vida.
Autoridades de vista curta acham-nos caros demais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servidão.
Eles, porém, calados, continuam guardando a Nação do estrangeiro e de si mesma.
Pelo preço de sua sujeição eles compram a liberdade para todos e defendem da invasão estranha e do risco dos que não conseguem viver em sociedade, dos que sucumbiram ao jugo das paixões.
Se a força das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o farão.
E, desde hoje, é como se fizessem.
Porque por definição o homem da guerra é nobre.
E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai a DISCIPLINA, e à sua direita CORAGEM.

obs: Foto da operacao "voto livre" ,  que participei em 2008 nas comunidades do salgueiro , vila cruzeiro e vila do joao .

Analogias da vida!

       Analogia é o Ponto de semelhança entre coisas diferentes. Tudo na vida se parece, as coisas funcionam da mesma forma só que em situações diferentes. Como por exemplo a organização de um formigueiro e a monarquia do século XVI, ou o meu Vasco e os engenheiros da Havaí que no passado eram sucesso e hj só cumprem tabela, ou até um corpo humano e um motor, pois ambos tem sistemas específicos e necessitam de "energia" para funcionar, etc. Percebendo que isso pode ser utilizado de uma forma positiva, adaptando situações bem sucedidas em algumas coisas e transportando para outras resolvi aplicar em minha vida, como usar os métodos de organização das patrulhas militares que faço no Haiti no planejamento de minha viajem a Miami.
Essas patrulhas geralmente são precedidas de um briefing, que são definidos os pontos e rotas a seguir e como agir em determinadas situações, e na volta existe o debriefing, onde são apresentados os fatos ocorridos e os erros para não comete-los novamente.
    Agora a pica! Como transpor uma patrulha de 4 horas em Porto Príncipe para um viajem de uma semana em Miami ...como fazer isso? Fiz o seguinte, separei a viajem por compras e lazer, depois relacionei onde ir, o que fazer, quanto gastar e ao final do dia contabilizar tudo e ver o que podia melhorar. Fazendo isso consegui comprar tudo que precisava, consegui dinamizar o tempo e com isso pude conhecer mais lugares, mais pessoas e fazer muitas coisas para uma semana.
    A moral dessa história particular é que na vida as coisas são como em uma prova em que as respostas estão embutidas nas outras questões, vc pode resolver grandes coisas observando fatos corriqueiros do cotidiano, basta ser antenado para vida e achar as semelhanças encaixáveis entre as coisas. 


Cartola - Preciso me encontrar...

Deixe-me ir preciso andar,
Vou por aí a procurar,
Rir pra nao chorar.

Quero assistir o sol nascer,
Ver as águas dos rios correr,
Ouvir os pássaros cantar,
Eu quero nascer e quero viver...

Deixe-me ir preciso andar,
Vou por aí a procurar,
Rir pra não chorar.

Se alguem por mim perguntar,
Diga que eu só vou voltar,
Depois que eu me encontrar
...

         -------------------------------------------------
     Essa musica e tao simples e ao msm tempo tao sofisticada,ainda com essa bela melodia 
poderia representar perfeitamente o meu "hoje" . Cartola conseguia ser um mago da musica ,
da poesia cantada .

sábado, 22 de janeiro de 2011

O retorno ...

... Faltam exatamente 6 dias pra eu me encontrar. Depois de 6 meses me procurando nas madrugas de Porto Príncipe, acho que agora volto a ser eu, aquele que ama, aquele que brinca com o filho, o homem da casa. Pois é, já me vejo entrando no avião e lembrando de todo o tempo que fiquei off line de mim e da minha vida, quando ligava meu piloto automático e ia dirigindo a land rover pelas ruas da capital do Haiti escutando bob no máximo do mp3...no rosto aquela brisa quente do caribe. Parece estranho, mas acho que vou sentir sds disso algum dia, não sei quando é logico (nem tão cedo tbm).
Espero me encontrar do jeito que me deixei. Ainda achar legal conversar com minha esposa até tarde deitados no escuro, jogar bola com o filhote, ter paciência para ver os jogos do Vasco e ainda encher os olhos de lagrimas quando no telefone falar para minha vó que a amo. Será que depois de tudo que vi vou conseguir seguir a trilha que era minha vida? vamos ver ...