domingo, 25 de setembro de 2011

RIVALDO , O INJUSTIÇADO !



        É muito comum homenagens post-mortem a pessoas que se destacaram na sociedade, por outro lado é difícil valorizar quem ainda está vivo. Acredito que se Cazuza estivesse vivo estaria "esquecido" como Ney Matogrosso, e se o avião dos Mamonas Assassinas não tivesse caído estariam sumidos como os Raimundos.
        Pensando nisso resolvi nadar contra a maré e falar de um dos melhores meias que o Brasil já teve e tem:  Rivaldo Vítor Borba Ferreira, isso mesmo, o RIVALDO! Um dos jogadores Brasileiros mais injustiçados. Ele que foi Campeão em vários clubes gigantes e Penta Campeão Mundial pela Seleção, e mesmo assim nunca foi o queridinho da mídia, credito isso a falta de habilidade com o microfone e a seu perfil como jogador, que muitos acham feio.
        Relativo a isso, lembrei de um amigo de infância que tive, o Daniel. Até hj meu irmão fala que ele era o melhor que havia visto jogar. Com estatura alta e magro, diferente dos padrões de um meia-atacante, um pouco sarará e com as pernas tortas, que estranhamente o ajudavam no domínio da bola, jogava bem em qualquer lugar, da grama ao barro, e esculachava. Era estilo Rivaldo, com uma categoria diferenciada que só temos em terra dourada. O biótipo sarará do Daniel era a mistura de raças que ele conseguia expressar em campo. Ele juntava a força do negro com a leveza do branco e o resultado era um futebol rápido e eficiente e acima de tudo com qualidade.
Acredito que os que não gostem do jeito do Rivaldo, são os que acham que um meia-atacante tem que ser baixinho e veloz como os argentinos, vangloriam o Messi e esquecem que somos um país-continente totalmente miscigenado e temos a sorte de ter jogadores de todos os estilos, inclusive um magro da perna torta que se curva quando chuta, que tem melasmas no rosto, consequência da exposição solar, possivelmente por jogar muita bola na rua, tipicamente brasileiro, diferente dos "boleiros" metrossexuais da Europa. E comigo não tem essa "da grama do vizinho ser mais verde”, sei valorizar o que temos, eu to falando de .... RIVALDO !!!
                                          Leo Manza

                                                                
                               UM "POUCO" DE SUA HISTÓRIA:
Campeão Paulista e Brasileiro pelo Palmeiras (sendo vice -artilheiro do campeonato), depois partiu pro La Coruña para substituir Bebeto, deixando o time em 3° lugar no campeonato, de lá foi pro Barcelona pra substituir nada menos do que Ronaldo (Fenômeno), sendo Campeão Espanhol em 98 e 99, Copa do Rei, Supercopa Europeia e entrando para a lista dos maiores jogadores da história da equipe. Ganhou títulos pelo Milan, como a Liga dos Campeões, Copa Itália e Supercopa. E não podemos esquecer da Seleção Brasileira pela qual ele ganhou a Copa das confederações 97, Copa América de 99 (2 gols dele na final contra o Uruguai) e liderou o BRASIL no Famoso PENTA, Chegou às semifinais tendo marcado em todas as partidas e foi fundamental nos 2 gols de Ronaldo na final contra a Alemanha. Além de ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 99 pela FIFA.

4 comentários: