terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cabelos Cacheados .

     Por que mulher viaja em cabelo liso? quem determinou que cabelo liso é o padrão de beleza? por que a moda ou quem de direito não valoriza o belo cacheado das nossas morenas? Essas perguntas me intrigam e ainda não vejo motivo para alisar sempre, não que seja feio, mas tem muita mulher que passa mal se não usar chapinha. Historicamente o cabelo era símbolo de sedução e força e é isso que elas buscam, ele tem a função de emoldurar o rosto e tbm de permitir que o sujeito afirme suas raízes, seu sexo, transmitir seu credo e até msm opor-se às convenções sócias pelo seu penteado.
     Eu acho o cacheado natural, solto e rebelde e acredito que as mulheres que usam esse "estilo" tem personalidade, quebram o paradigma e isso as fazem diferente, fogem à regra e aparentam ficar mais à vontade, usam cabelos que combinam com seus rostos independente da moda. Logico que os lisos naturais são lindos e quem usa deve ter orgulho, não recrimino quem de vez em quando utiliza o liso para mudar o visual ou expressar uma fase da vida através do cabelo, mas se desvincular do "penteado natural" com produtos pesados e nunca mais usá-lo é como ter um pavão e pintar suas penas de outra cor, perdendo a originalidade.
    Esses dias estava vendo o Dvd da Vanessa Da Mata pela trigésima terceira vez e ouvindo "Joãozinho”, música em que ela fala sobre quem corta o cabelo baixinho com vergonha deles. Me deu uma vontade de escrever sobre isso , tendo lembranças de cacheados lindos que já vi , me veio a sensação de que não vou ver mais andando por ai uns belos cacheados das morenas de Brasília , os longos cacheados loiros da Viviane (minha prima) e os lindos "tonhoinhoins" da Jack quando chegou em Natal , não quero que as adolescentes imitem as negras do hip hop americano com aqueles cabelos mega lisos , quero que sigam seu próprio estilo e façam de sua geração uma nova era em que o visual venha de dentro , da raiz , e não de fora , da mídia , da moda , sei lá !
         obs: video da musica "Jõaozinho" - Vanessa Da Mata .
                             

Um comentário:

  1. Adorei o post. Cabelo para mim é uma questão de estilo ou de estado de espírito. Concordo q a futilidade gerada pelo capitalismo faz com que muitas mulheres não tenham personalidade suficiente para assumirem seu estilo e preferem vivenciar o estilo de outrem ( mulheres famosas, dançarinas de hip hop ou a mocinha das oito), mas tem muitas mulheres que agregam suas raízes ao seu estilo. Falo por mim, que tenho raízes afro mas prefiro um estilo liso e descolado que remete meu estdo de espírito atual. Pode ser q futuramente eu venha usar meus velhos cachos "estilo macarrão istantaneo",mas dependerá do tipo de mensagem q estarei passando nesse momento. Nosso penteado, nossa roupa, nosso estilo, é um tipo de linguagem, é uma forma de mostrarmos p mundo um pouco da nossa personalidade naquele momento. Te amo!!

    ResponderExcluir