domingo, 29 de maio de 2011

Farol de Colombo -Santo Domingo

 

                Faro a Colón é um monumento muito interessante, criado para comemoração dos 500 anos de descobrimento e em homenagem a Cristóvão Colombo que abriga exposição de vários países da américa. Fica em Santo Domingo, Capital e maior cidade da Republica Dominicana. Lá é o mais antigo assentamento europeu de ocupação da América e foi a primeira sede do governo colonial Espanhol na América
    
    O historiador Antônio Delmonte, em seu livro "História de Santo Domingo", publicado em 1852, expressa a idéia de levantar um monumento em honra a Cristóvão Colombo em Santo Domingo. Em 1914, o americano William Ellis Pulliam começou a vender a ideia de construir um farol monumental na primeira cidade do Novo Mundo para a imprensa americana. A ideia torna-se universalmente aceita, durante a celebração da 5° Conferência Internacional no Chile em 1923, quando se decretou que este monumento deveria ser construído em cooperação entre todos os governos e povos da América.
       O monumento foi inaugurado em 1992. Foi financiado pelos Estados latino-americanos e o custo total da construção foi de aproximadamente US $ 70 milhões. As características do monumento no estilo de um farol, projetando feixes de luz, formando uma cruz, são tão poderosos que podem ser vistos da "vizinha" Puerto Rico.

        O interessante é que alem de ser um museu com um pouco de cada pais  vc pode observar um "mausoléu" de Cristóvão Colombo (muitos dizem que seus restos mortais estão em Sevilha na Espanha),muito bonito e colossal. Vale a pena viajar pelo tempo andando pelas salas de mármore e percebendo o passado em comum com nossos vizinhos. O mais curioso é ver como somos parecidos, desde as ferramentas ate os indios. O que nos difere ainda hj, acredito, que seja somente a língua .

Link do livro digitalizado pelo google "HISTORIA DE SANTO DOMINGO" . 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário